Escrito por Carlos Teixeira
2021 - Ano de estruturação e de fortalecimento de imagem
Consolidar as condições do presente para avançar no futuro. Instalar estruturas sólidas foi a principal marca das iniciativas do movimento TTF Brasil durante o ano de 2021. Com um planejamento estratégico definido, articulação e preparação de planos, integração com a nova marca e prioridades do TTF global, criação de novos meios de relacionamento e comunicação com os públicos, incluindo o novo site, e ampliação da base de membros, o movimento assegura o potencial para ampliar as atividades de alfabetização de futuros no próximo ano.
Para os membros envolvidos mais diretamente com a gestão do movimento, a interação com redes de escolas, gestores de escolas e professores foi um dos acontecimentos mais relevantes do período recente. E já como resultados positivos do planejamento estratégico em desenvolvimento. Além dos contatos com a comunidade de ensino, as atividades incluíram eventos de apresentação de conceitos e práticas relacionadas com a apresentação do movimento e da difusão das técnicas propostas pelo Futures Thinking Playbook.
O aumento da visibilidade do TTF Brasil também foi assegurado pela participação em eventos internacionais importantes. O Dia Mundial do Futuro e o Prêmio “Next Generation Foresight Practitioner (NGFP) evidenciaram a capacidade de realização de jovens brasileiros na construção de futuros. No caso do NGFP, em especial, dentre os 10 vencedores, 3 iniciativas brasileiras, lideradas por meninas, foram premiadas com o reconhecimento de seus projetos.
Expectativas 2022 - Preparados para difundir a alfabetização de futuros
Iniciar a entrada dos estudos de futuros em escolas públicas e privadas brasileiras de ensino médio é o principal objetivo do Teach The Future Brasil em 2022. Nestes tempos de mudanças aceleradas, a confiança é crescente sobre a possibilidade de resultados positivos, mesmo com a perspectiva de mais um ano de desafios para os brasileiros.
Preparação é a palavra-chave para entender o motivo da confiança. Com iniciativas articuladas e a comunidade envolvida com a missão do TTF Brasil, é possível ter otimismo para superar as incertezas que persistem nos cenários brasileiro e global. É verdade que, no planeta, teremos incertezas sobre os rumos da pandemia e dúvidas sobre capacidade de recuperação da economia. No Brasil, haverá também a tensão das eleições presidenciais.
Mas independente do contexto, para o movimento, a melhor oportunidade pode vir, entre outros motivos, com a implantação do Novo Ensino Médio (NEM), programa de reforma dos currículos escolares que abre a possibilidade de introdução de novos conhecimentos, como a alfabetização de futuros em instituições públicas e privadas de todo o país. Além disso, as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas aguçam o interesse dos estudantes em entender como serão o trabalho e as sociedades onde desempenharão suas atividades no futuro.